Renato Bravo visita a Maternidade, elogia o trabalho realizado por servidores e promete buscar melhorias

Publicado em 16 fevereiro de 2017

Acompanhado pela primeira-dama Cristina, prefeito se comprometeu a providenciar as reformas necessárias para que a unidade possa atender cada vez melhor a população

Na visita à Maternidade, Renato e Cristina conversaram com mães que estão na unidade

Após a realização do I Seminário da Rede Cegonha de Nova Friburgo “Boas Práticas no Parto e no Nascimento”, promovido pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Renato Bravo, que participou da abertura do evento, visitou as dependências do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro. O chefe do Executivo municipal se mostrou satisfeito com o trabalho desempenhado na unidade e se colocou à disposição para conseguir diversas melhorias.

A visita foi guiada pela doutora Claudia Maria Duarte da Silva, diretora da Maternidade. A comitiva liderada pelo prefeito Renato Bravo percorreu diversos setores da unidade, como enfermarias, leitos, centro cirúrgico, unidade neonatal, banco de leite humano, lavanderia, cozinha e recepção.

“Estou muito feliz de estar aqui vendo o belo trabalho que está sendo feito. Vamos providenciar as melhorias necessárias para que a gente possa melhorar ainda mais o atendimento a toda a população de Nova Friburgo”, declarou o prefeito Renato Bravo.

O chefe do Executivo municipal fez questão de ressaltar a importância histórica da Maternidade para a cidade de Nova Friburgo e lembrou com carinho que foi lá onde nasceu, em 1958. A primeira-dama Cristina Bravo também nutre carinho especial pela unidade, já que foi doadora de leite humano e reconhece a importância do trabalho desenvolvido com mães e crianças. “A Maternidade de Nova Friburgo é um orgulho para os friburguenses e para toda a região. Fui doadora de leite humano há 31 anos, quando minha primeira filha nasceu; depois, quando meu filho nasceu, há 28 anos, continuei doando com muito prazer. Nós sabemos que é um trabalho reconhecido, bem feito e bem distribuído. Aqui tem tradição de bons serviços prestados e uma equipe muito empenhada. Tenho certeza de que no governo Renato Bravo vamos retomar serviços que estão adormecidos e precisam ser renovados. Os equipamentos precisam ser remodelados e organizados de uma forma melhor. E nós não temos dúvidas de que a equipe da doutora Cláudia vai dar vida nova a todos os serviços prestados aqui na Maternidade”, afirmou Cristina Bravo.

Renato Bravo e a primeira-dama, Cristina, com parte de funcionários da Maternidade

Maternidade é certificada com o título de “Amigo da Criança”

O Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro, de Nova Friburgo, foi certificado pelo Ministério da Saúde com o título de “Hospital Amigo da Criança”, conquistado em 2001. Para que seja reconhecido como Amigo da Criança, o hospital deve cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e os 10 critérios (normas) para o processo de habilitação, como garantir o direito a acompanhante, da internação da mãe até a alta do bebê, garantir um ambiente tranquilo e acolhedor, disponibilizar métodos não farmacológicos de alívio da dor, assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos e, se prescritos, a necessidade deve ser explicada à mulher, entre outros.

O título “Hospital Amigo da Criança” reconhece o Hospital Maternidade como referência em amamentação para o município, região e Estado. Nele, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação, desde o pré-parto até a alta, aumentando desta forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado, e reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.