Seminário do Pnaic promove apresentação de trabalhos

Publicado em 11 dezembro de 2013
 
pnaic seminario

O I Seminário do PNAIC foi realizado em Nova Friburgo

O evento foi a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo do ano através de capacitações para os professores de 1º, 2º e 3º anos, de encontros dos orientadores de estudos com os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de seminários e reuniões realizadas com o intuito de aplicar os principais objetivos do Pnaic. 

O secretário de Educação de Nova Friburgo, Profº Larry Busquet, abriu o evento falando da importância da Alfabetização. O encontro ainda contou com a participação de um dos membros da equipe da Biblioteca da SME, Selma Machado, com uma contação de história. O momento também teve a presença da escritora Maria Clara Cavalcante Albuquerque, que falou sobre suas histórias de vida como leitora e de como isso influenciou seus estudos. 

Para o coordenador da equipe de Gestão e Capacitação da SME e coordenador do Polo de Nova Friburgo do Pnaic, Felipe Martins, ficou evidente que este trabalho já rendeu frutos, conforme ficou comprovado através dos trabalhos realizados pelos professores da Rede Municipal, os quais foram exibidos no último sábado. Ao final do seminário, o coordenador agradeceu a todos os participantes pela persistência e dedicação.  Lembrou que este foi apenas o primeiro passo para um novo jeito de caminhar rumo a uma educação de qualidade e à formação de um cidadão crítico e reflexivo, capaz de escrever a sua própria história na construção de um Brasil mais justo em todos os segmentos da vida. E desejou que o mesmo entusiasmo e dedicação os acompanhassem em 2014. 

Depoimentos:

 “O Pnaic foi importante para repensar a minha prática pedagógica, pois o trabalho realizado com os alunos que não apresentam dificuldades de aprendizagem é fácil. A questão é atender aos alunos que necessitam de uma atenção especial e essa atenção requer de nós professores conhecimento para lidar bem com essas diferenças na aprendizagem de nossos alunos”. Silvana Fagundes (E. M. Nair de Araújo Rodrigues) 

“Eu gostei muito de ter realizado este curso pois aprendi bastante e, apesar de praticar várias coisas que foram orientadas, a minha prática pedagógica melhorou consideravelmente conforme os encontros eram realizados”. Virlany Maia (E.M. Batista) 

“O ano de 2013 foi um ano de descobertas para mim. Primeiro, foi a nova forma de pensar em educar que o curso me proporcionou. Através deste curso pude reavaliar minha conduta como educadora e vi que muitas coisas eu já fazia e que outras vieram acrescentar minha formação acadêmica”. Keila Inácio Emerich Maia (E.M. Batista) 

“O programa de alfabetização na idade certa teve um grande significado no meu processo de ensino. A grande modificação foi uma nova visão para ensinar, através de uma metodologia mais democrática”. Nídia Guzzo Alves (E. M. Bernardo Pacheco).