Alunos de escolas municipais dão os primeiros passos em programação

Publicado em 13 setembro de 2013

Alunos em contato com o Scratch

“Programação na escola: Um passo além da Inclusão Digital” é o nome do projeto que está sendo desenvolvido pela equipe do  Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da Secretaria de Educação de Nova Friburgo (SME), com o objetivo de desenvolver o gosto pela programação em crianças do Ensino Fundamental da rede municipal.

Alunos de diversas escolas já começaram a ter contato com o programa Scratch e deram seus primeiros passos em programação. De acordo com os relatórios de cada unidade, a resposta dos alunos tem sido melhor do que o esperado. A rapidez com que compreenderam o funcionamento do programa e as atividades desenvolvidas mostram como esta geração possui uma facilidade muito grande em assimilar a tecnologia.

O programa desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é voltado para crianças a partir dos oito anos e abrange o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.

As escolas que já estão utilizando o Scratch são: Dante Magliano, Rui Barbosa, Odette Penna Muniz, Décio Monteiro Soares, Iza Saippa Ranucci, Francisco Silveira, Helena Coutinho, Jardel Hottz, alcançando 2.100 alunos do Ensino Fundamental.