Cursos do Programa Pró-Jovem Trabalhador

Publicado em 15 agosto de 2013

Aulas iniciam dia 20 de agosto

Duas mil vagas, bolsa de estudo e encaminhamento para o mercado de trabalho com carteira assinada para jovens de 18 a 29 anos. Essa é a proposta do Programa Pró-Jovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho, que, através de uma parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo inicia, dia 20 de agosto, suas aulas.

As inscrições para os cursos do programa podem ser feitas mesmo depois de iniciadas as aulas, desde que antes de 25% do conteúdo compreendido. A ONG Centro Cidadania Cidade Maravilhosa (CCCM) é quem ministrará as aulas.

O objetivo é qualificar jovens de 18 a 29 anos de idade e inseri-los no mercado de trabalho com carteira assinada. Ao todo, são oito cursos distribuídos em três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a sábado, em cinco pólos: administração (Centro), alimentação (Lumiar e Olaria), construção e reparos (São Geraldo e Olaria), metalmecânica (Conselheiro Paulino), serviços domésticos – babá e cuidador de idosos (São Geraldo), serviços pessoais – beleza e estética (São Geraldo e Conselheiro Paulino), turismo e hospitalidade (Centro, Olaria e Lumiar), vestuário – corte, costura e modelagem (Centro).

Os alunos selecionados, que tiverem presença mínima de 75%, receberão bolsa-auxílio de R$ 600, dividida em seis parcelas de R$ 100 por mês, e 30% deles serão inseridos no mercado de trabalho, com a carteira assinada. Segundo o coordenador da CCCM, Carlos Fernandes Seabra, essa é uma obrigação dos gestores por força de lei federal. Vale destacar que os alunos ainda contarão com transporte gratuito, lanche, material didático e uniforme.

Para a inscrição, basta apresentar a cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de trabalho, PIS/NIT, comprovante de escolaridade e certificado de reservista (apenas para homens).

Os locais da inscrição são os seguintes:

Polo 1 – Centro
Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, de 8h as 20h, de segunda a sexta, para os cursos de administração, turismo e hospitalidade e vestuário;

Polo 2 – Lumiar
Praça Levi Ayres, ao lado da agência dos correios, de 8h as 17h, para os cursos de turismo e hospitalidade e alimentação ( gastronomia);

Polo 3 – São Geraldo
Na Rua Drº. Feliciano Benedito da Costa, nº 1948, ao lado do supermercado serra azul, de 8h as 17h, para os cursos de construção e reparos, serviços domésticos ( cuidador de idosos e babá) e serviços pessoais ( beleza e estética);

Polo 4 – Conselheiro Paulino
Na Praça Lafayete Bravo s/nº (próximo ao ponto de taxi de conselheiro ), de 8h as 17h, para os cursos de construção e reparos, metal mecânico e alimentação ( gastronomia );

Polo 5 – Olaria
Na Praça 1º de Maio, de 8h as 17h, para os cursos de serviços pessoais (beleza e estética) e turismo e hospitalidade.