Secretaria de Serviços Públicos atua na limpeza da cidade

Publicado em 9 maio de 2013
 

 Secretário municipal Alan de Almeida anuncia novidades no serviço de coleta de entulhos

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de Nova Friburgo informou que no mês de abril foram retirados 148 caminhões de entulhos (galhos de podas de árvores, sofás, mato, lixo) dos bairros de Varginha e Ponte da Saudade. Segundo Alan de Almeira, secretário da pasta, “quando entrei, fizemos um levantamento dos bairros com mais necessidades. Nesse mês que passou (abril), nos concentramos em Varginha e Ponte da Saudade. No sábado, 04 de maio, estivemos com 54 trabalhadores em Mury, onde retiramos mais 48 caminhões”. 

Sobre a atribuição da Secretaria de Serviços Públicos, Alan afirma que ela se refere, exclusivamente, à limpeza da cidade: “não fazemos calçamento, não fazemos meio-fio, não colocamos asfalto, não fazemos nenhum tipo de obra de conserto. A Secretaria faz serviço de limpeza e capina. Para isso, contamos com o apoio das Secretarias de Obras, de Olaria, de Conselheiro Paulino e da Autran”. 

Depois de assumir uma secretaria desprovida de equipamentos, o secretário municipal de Serviços Públicos disse que, “a partir de agora, vamos entrar num período melhor. Primeiro, porque a secretaria ganhou mais sete roçadeiras, que somadas as três que encontrei, quando assumi, totalizam 10. Não tínhamos caminhão, mas hoje temos dois caminhões. A máquina bobcat estava sem pneus e bateria, mas ela foi recuperada e está em condições para operar”. 

Um problema muito comum encontrado por Alan de Almeida, no dia a dia, é o costume dos moradores jogarem entulhos nas calçadas. Ele alerta e orienta a população para que não joguem lixo nas ruas pois, em breve, a Secretaria iniciará um serviço de agendamento para recolhimento de entulhos. “Hoje, a prefeitura não tem como fazer a coleta regularmente, mas o prefeito Rogério Cabral apresentou a solução que permitirá a criação de um serviço de agendamento principalmente para aquelas pessoas que não tem condições para pagar um serviço de coleta”. 

E isso será possível, esclarece Alan, depois que o prefeito tiver aprovado pela Câmara um pedido para a compra de 60 equipamentos, que serão divididos pelas secretarias. “A de Serviços Públicos receberá mais três caminhões, que somados aos dois atuais, proporcionarão melhores condições para realizarmos os agendamentos de retirada de entulhos”, disse Alan. 

Como exemplo dessa problemática que só contribui para a poluição da cidade, tanto visual quanto física, o secretário de Serviços Públicos destacou dois casos recentes: um no Catarcione e outro no Bairro Ypy. 

“Fizemos a limpeza na parte de cima do Catarcione. Já tínhamos feito a parte debaixo do bairro, mas, ao voltamos, um morador tinha jogado um monte de entulhos na calçada. Outra situação foi na estrada da antiga linha férrea no Bairro Ypy, atrás da fábrica. Fizemos a limpeza em toda a via (local utilizado para caminhadas), retiramos oito caminhões de entulho com a bobcat, tiramos foto, mas, assim que saímos, uma moradora nos ligou, dizendo que tinha um veículo a frete despejando entulhos na rua. Fomos ao local e comprovamos. Tivemos que retirar tudo novamente”, finalizou Alan.