Conselho Municipal de Cultura discute temas relevantes para o município

Publicado em 23 março de 2012
 
(http://twitter NULL.com/share)
(http://novafriburgo NULL.rj NULL.gov NULL.br/nova/wp-content/uploads/2012/03/DSC09080 NULL.jpg)

Conselho Municipal de Cultura reuniu-se com o propósito de discutir sobre a Semana do Artista Friburguense. (Foto: Letícia Lucena)

O Conselho Municipal de Cultura de Nova Friburgo realizou na noite da quinta-feira, 15, a primeira reunião ordinária deste ano, com a presença de seus conselheiros, suplentes, e demais interessados, na Sala de Concertos da Casa da Cultura. No encontro foram discutidos temas relevantes para a cultura e as artes da cidade. Também presente, o secretário municipal de Cultura, David Massena, apresentou-se oficialmente aos membros do Conselho.

Em sua apresentação, o secretário municipal de Cultura, David Massena,
destacou que aceitou o desafio de assumir a pasta da Cultura com a
condição de contar com o apoio dos membros do Conselho de Cultura.
“Não consigo enxergar uma Secretaria de Cultura como um escritório
burocrático, fechado. Não vou tomar nenhuma decisão sem ouvir a
opinião do Conselho. É um trabalho em conjunto”, destacou o
secretário. David Massena que disse ainda que tem urgência em reformar o Centro de Arte, e que essa medida já foi solicitada ao prefeito Sérgio Xavier.

No encontro, foram definidos os grupos de trabalho que vão atuar nas
propostas e realização da “Semana do Artista Friburguense”, definida em lei e com recurso de R$100 mil já disponibilizado ao evento. Também foram iniciadas as primeiras conversas sobre a adequação do Conselho Municipal ao Sistema Nacional de Cultura.

O prefeito Sérgio Xavier assinou, na última segunda-feira, 12, um
termo que torna Nova Friburgo participante do Sistema Nacional da

Cultura. Dessa forma, a cidade se posiciona para passar a seguir os moldes federais no que tange à cultura. Com isso, o município passa a fazer parte da rota do circuito cultural nacional,junto às grandes capitais. Isso inclui a participação de Nova Friburgo em editais, verbas e subvenções nacionais voltadas à cultura.

Além disso, o secretário David Massena apontou outras medidas que estão sendo tomadas com o objetivo de fomentar a cultura de Nova Friburgo, como a implantação do Sindicato dos Artistas, consequentemente a criação de uma delegacia, que vai permitir ao artista a sindicalização e o registro profissional.

Por meio de iniciativa do prefeito Sérgio Xavier, também foi possível  renovar a parceria com o Circuito Nacional de Artes, garantindo espetáculos a preços bem reduzidos, isso no segundo semestre desse ano. Também foi renovada a parceria com o Sesi Cultural, que já conta com diversos espetáculos culturais, assim como já foi assinado oconvênio para a realização do Seminário Serrano de Economia Criativa. Está prevista também a ampliação das atividades da Oficina Escola de Artes,em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de oferecer às comunidades o que elas precisam e querem receber em cursos de cultura.
Para a atual presidente do Conselho Municipal de Cultura, Scheila Lemos Santiago, que participou da reativação do Conselho Municipal de Cultura há quatro anos, a reunião foi produtiva e contou com um quorum surpreendente. “A reunião foi ótima, muito produtiva e com uma boa participação dos integrantes, como há muito tempo não se via. Acredito que vamos conseguir desenvolver efetivamente muitas ações para a cultura da cidade. Nesse momento, o mais importante é adequar o Conselho ao Sistema Municipal de Cultura e desenvolver as ações para a realização da Semana do Artista Friburguense. Quem quiser acompanhar os trabalhos pode acessar o blog do Conselho http://cmcnf.blogspot.com.br (http://cmcnf NULL.blogspot NULL.com NULL.br/) , aprovado na reunião.”, destacou a presidente do Conselho.