Unidos da Saudade fatura o bicampeonato no carnaval friburguense

Publicado em 23 fevereiro de 2012
 
(http://twitter NULL.com/share)
(http://novafriburgo NULL.rj NULL.gov NULL.br/nova/wp-content/uploads/2012/02/Foto-Daniel-Marcus-003-Saudade NULL.jpg)

Mestre Sala e Porta Bandeira da Unidos da Saudade (Foto: Daniel Marcus)

O resultado da apuração do Carnaval de Nova Friburgo foi anunciado no fim da manhã de quarta-feira, 22. A Escola de Samba Unidos da Saudade sagrou-se como a grande vencedora neste ano, conquistando assim o seu bicampeonato. A apuração, que durou mais de duas horas, no Campo do Friburguense, contou com a participação dos jurados, componentes e torcedores das escolas que estavam na disputa. A Unidos da Saudade conquistou nota 10 em quase todos os quesitos, e recebeu o seu 20º título.

(http://novafriburgo NULL.rj NULL.gov NULL.br/nova/wp-content/uploads/2012/02/Foto-Daniel-Marcus-28 NULL.jpg)

A grande família Saudade festeja o bicampeonato (Foto: Daniel Marcus)

Logo após a divulgação do resultado e entrega do título, os torcedores fizeram festa do lado de fora do campo, em uma comemoração que continuou na quadra da escola durante a noite. A grande vitoriosa veio este ano com o enredo “Encantamento indígena”, de Anilson Almeida, e levou cinco carros alegóricos, a maioria com muito luxo, movimento e efeitos especiais. As fantasias dos 1.200 componentes foram doadas à comunidade. A roxo e branco do bairro Ypu empolgou o público com uma coreografia especial assinada pelo premiado Oyama Queiroz, da escola de samba paulista Pérola Negra, que pediu passagem para as baianas floridas. A escola também contou com Fabinho e Andréia, como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira respectivamente.

Também foi entregue o troféu para o segundo lugar, a verde e branca de Duas Pedras, a Vilage no Samba, que veio esse ano com o enredo “Filhos do faz de conta”. O terceiro lugar ficou com a vermelho e branco, Imperatriz de Olaria, que trouxe o enredo “O que faz sorrir, também faz chorar”.

Já o grande campeão dos blocos de enredo de 2012 foi o bloco Raio de Luar, que veio com o samba-enredo “Água: fonte de energia, combustível essencial à vida”, dos autores Coreia, Guto, Rafael de Caxias, Jefinho do Cavaco e Elizelton, interpretado na avenida por Nêgo Roger, Jefinho e Molejão, embalado por 80 ritmistas da bateria do mestre Guilherme. O bloco azul e branco de Duas Pedras levou à avenida 750 componentes, em 14 alas, três carros alegóricos e Cassiane e Douglas como porta-bandeira e mestre-sala.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo, que tem a frente Cristina Bravo (secretária) e Janayna Saade (subsecretária), atuou durante o Carnaval com toda a sua equipe de jornalismo: Antônio Mauro, Eloir Perdigão, Erika Amaral, Gabriela Ouverney, Letícia Lucena, Scheila Santiago, Wanderley de Araujo, Daniel Marcus e Leonardo Vellozo.